Quando o reboque ou semi-reboque não libera os freios:

A) verifique se a linha de ar comprimido proveniente do veículo trator ultrapassa a pressão de 05 bar (verificar no reservatório do semi-reboque).
Solução: efetue manutenção no compressor do veículo trator.


B) verifique se a válvula de acionamento do freio de estacionamento está na posição liberar.
Solução: aplique a válvula de estacionamento.


C) verifique se a válvula do pedal do veículo trator está funcionando corretamente, no sentido de não estar enviando ar proveniente de vazamento interno.
Solução: troque o reparo.
 

Quando o freio de serviço do reboque ou semi-reboque não esta atuando de maneira satisfatória:

A) verifique se o engate de serviço esta acoplada de maneira correta;
Solução: acople o engate.


B) verifique se a válvula pedal do veículo trator esta funcionando adequadamente.
Solução: troque o reparo.


C) verifique se o filtro de linha esta entupido.
Solução: efetue a limpeza do filtro.
 

Quando o reboque ou semi-reboque após algumas aplicações do freio (máximo 08 vezes c/ reservatório de 115 litros e 8,0 kgf/cm²) entra em emergência (permanece freiado):

A) verifique se a linha de ar comprimido do circuito pneumático ultrapassa a pressão de 7,5 bar (verifique no reservatório do semi-reboque).
Solução: revise o veículo trator.


B) verifique se o compressor do veículo trator repõe rapidamente o ar comprimido utilizado nas frenagens.
Solução: efetue manutenção no compressor.


C) verifique se há vazamentos na instalação pneumática.
Solução: elimine os vazamentos. 
 

Quando - o reboque ou semi-reboque não libera o freio dos 03 eixos com a pressão de ar comprimido normal de funcionamento (entre 07 e 10 bar):

A) verifique se a válvula pedal do veículo trator está funcionando de maneira adequada (desaplicando o freio).
Solução: troque o reparo.


B) com a pressão equalizada, desacople o veículo trator, em seguida, acione a válvula de desfrenagem, observe se os freios irão desaplicar, se isto ocorrer, o sistema de freio do semi-reboque esta funcionando adequadamente, caso contrario troque o reparo da válvula re4.
 

Quando o semi-reboque não aplica o freio depois de abaixar o suspensor pneumático:

A) verifique se o suspensor esta totalmente vazio, caso não esteja, verifique se a válvula de acionamento esta efetuando a exaustão total do ar comprimido do suspensor, caso não esteja, efetue a troca do reparo.


B) verifique se a válvula 2 / 2 vias ou de bloqueio esta impedindo a passagem do ar comprimido da linha do freio, caso esteja, efetue a troca do reparo.
 

Quando o suspensor pneumático não ergue o eixo:

A) se equipado com válvula reguladora de fluxo, verifique se a pressão do circuito pneumático ultrapassa a 5,5 bar, pois a válvula reguladora de fluxo esta regulada para +/- 5,5 bar (verificar no reservatório do semi-reboque).


B) verifique se a válvula de acionamento esta permitindo passagem de ar comprimido suficiente, caso não esteja, efetue a troca do reparo. 
 

Quando o freio de estacionamento não esta funcionando (desaplicando o freio):

A) verifique se a pressão do circuito pneumático ultrapassa a 05 bar (verificar no reservatório do semi-reboque).
Solução: revise o veículo trator.


B) verifique se a válvula de acionamento esta permitindo passagem de ar suficiente para as câmaras de estacionamento, caso não esteja, substitua o reparo.

C) verifique se a válvula de dupla retenção esta funcionando de maneira satisfatória, caso não esteja, substitua o reparo da válvula.

D) verifique a existência de vazamento no circuito.
Solução: elimine o vazamento.

E) verifique se o diafragma da câmara de estacionamento esta danificado.
Solução: substituir o reparo.

F) verifique se a mola da câmara de estacionamento está danificada.
Solução: substituir a mola e ou reparo.

Quando a válvula re4 apresenta vazamento constante:

A) verifique se a pressão de ar comprimido esta acima de 10 bar.
Solução: regule a pressão do veículo trator.


B) verifique se há defeito de fabricação.
Solução: efetue a troca do reparo.


C) verifique se a válvula de dupla retenção esta funcionando / montada corretamente, se não, efetue a troca da válvula ou do reparo.
 

Quando há ocorrência de aquecimento involuntário do freio do 2º ou 3º eixo:

A) verifique a regulagem do ajustador de freio (catraca).
Solução: regule o ajustador.


B) verifique se há vazamento na válvula de dupla retenção.
Solução: troque a válvula.


C) verifique se existem vazamentos na linha de estacionamento ou em qualquer outro componente do circuito pneumático do semi-reboque.
Solução: elimine o vazamento.